Subtotal : R$ 0,00
LOJA DO OVO
Loja do Ovo

Produzimos Ovos de Galinhas Livres

Os ovos que produzimos levam a chancela de caipira, mas são muito mais que isto, na verdade são ovos de galinhas livres.

Segundo a Embrapa, a produção de ovos oriundos de galinhas livres ainda não é normatizada do Brasil. Mas já mobiliza a sociedade pelo consciente.

A técnica é oferecer às galinhas um ambiente de produtividade mais próximo ao natural. Sendo assim, as aves podem botar ovos no local que escolherem, ciscar e empoleirar-se onde quiserem.

A ideia é que elas tenham um comportamento mais instintivo possível.

Alimentação

As nossas Galinhas são criadas em ambiente e manejo diferenciado. Elas ficam soltas, ciscam, comem capim, verduras e insetos.

Recebem complementação alimentar, pois apenas milho e alimento verde não suprem a sua necessidade de vitaminas e minerais. Esta ração leva, entre outros, soja (não transgênica), visto que esta leguminosa tem o mais alto teor de proteína vegetal (cerca de 30%).

A ração das nossas galinhas caipiras não levam aditivos de crescimento nem antibióticos. Elas recebem algumas vacinas e são tratadas com homeopatia quando ficam doentes, o que raramente acontece quando vivem num ambiente sem estresse.

Definição e curiosidade

O ovo caipira de maneira geral, no imaginário popular mantém uma ideia de que, é menor, com a casca escura e a gema mais amarelada.

Mas, de acordo com a pesquisadora Helenice Mazzuco, do Núcleo Temático de Produção de Aves, da Embrapa Suínos e Aves, isso é um engano.

Não é a coloração e o tamanho que determinam se o ovo pode ser considerado caipira. “Os critérios de produção das aves, como alimentação, manejo e higiene, é que definem a designação do tipo de ovo”, disse.